a criança como sujeito
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 5 REFERÊNCIAS 6
1 INTRODUÇÃO
Nas páginas a seguir vamos estudar a respeito da criança como sujeito no ambiente em que ela está inserida, bem como suas perspectivas de vida já traçadas e o seu desenvolvimento no decorrer de sua infância, sua busca na construção como sujeita.
2 DESENVOLVIMENTO
A Criança como Sujeito
Segundo Piaget..., as crianças reconstroem suas ações e ideias, ou seja, é uma relação evolutiva entre o sujeito e seu meio.
As crianças já nascem com suas ideias e ações construídas, mas no decorrer de sua existência ela vem reconstruindo, ou seja, aprendendo a cada dia que passa novos conhecimentos. Elas precisam se sociabilizar no espaço em que vivem identificando o seu meio social e afetivo.
Neste contexto, a escola vem sendo vista como meio de transformação social. Há a necessidade de uma educação comprometida na formação do aluno consciente, incentivando-o ao pensamento crítico, para o desenvolvimento da autonomia intelectual e comportamento ético.
A escola como organização e o professor como incentivador da transformação deve ter como objetivo maior a formação do aluno crítico e participativo, com ampla liberdade para questionar e expor suas ideias levando o aluno a compreensão de que ele é um agente transformador e em completa interação no seu ambiente social.
Na escola procura-se trabalhar a sociabilidade entre as crianças utilizando jogos didáticos, educativos, pois é neste período que eles aprendem as concepções de espaço, tempo e causalidade, possibilitando à criança novas formas de ação prática. No caso das crianças pequenas trabalha-se a assimilação de objetos, ou seja, a criança ouve e responde, respondendo ela assimila a escuta ao som, passando assim a falar corretamente.
Com as crianças maiores pode se trabalhar