A Crian A
O texto: O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e o Espontaneísmo, fala sobre a criança, o professor e o conhecimento, explicando a partir de quando a criança obteve seus direitos, e qual será o devido papel do professor.
No texto apresentado a Autora faz uma crítica, onde ela apresenta o seu ponto de vista na educação, em relação ao ensino do professor e de como se deve agir atualmente:
Estamos em tempos em que aprender a aprender é imperativo, portanto, o ‘’velho’’ professor que ensina deve ser aposentado definitivamente.(Pág. 14 Alessandra ARCE)
Em 1998 começou a se analisar as concepções de crianças, professor e conhecimento, seu objetivo era fazer com que os educadores de creches e pré-escolas a realizarem os seus trabalhos educativos junto as crianças.
No documento será apresentado informações importantes para a escola, onde diz sobre a faixa etária, os conteúdos, componentes curriculares, o interesse de se valorizar a cultura social e como deve ser suas condições internas no meio escolar o acolhimento dos familiares e da criança.
A Autora coloca em destaque dois âmbitos dos volumes seguintes do documento, falando das experiências que deve-se definir na educação infantil: A formão pessoas e social e conhecimento de mundo, onde diz que as experiências que favorecem a construção do sujeito que se organiza de forma complexas o desenvolvimento de capacidades global e afetiva da criança, em relação com o meio e consigo mesma.
E no âmbito de conhecimento de mundo, fala sobre a construção de diferentes linguagens pela criança e a relação que se estabelece com objetos de conhecimento, o mesmo traz a relação com a criança e seus aspectos culturais partindo do seu meio social ao longo de sua história.
Criança
Relato sobre suas situações precárias que as crianças estão vivendo, já