A crian a e o n mero PRONTO
O tópico a Natureza do número diz que os conhecimentos diferenciam-se, considerando suas fontes básicas e o modo de estruturação, em três tipos: conhecimento físico, lógico-matemático e social . O texto diz que o conhecimento físico e o social são externos ao indivíduo enquanto que a fonte do conhecimento lógico-matemático é interna. A construção do conhecimento físico e matemático, ou seja, abstração reflexiva e empírica
Segundo o texto, existem dois tipos de abstração: a empírica e reflexiva. A empírica consiste em focalizar uma certa propriedade do objeto e ignorar as outras; enquanto a abstração reflexiva que envolve a construção de relações entre os objetos. Ademais, ela é uma construção realizada pela mente e, ela é usada para construir o conceito de número.
Para Piaget número é “uma síntese de dois tipos de relações que a criança elabora entre os objetos por abstração reflexiva. Uma é a ordem e a outro é a inclusão hierárquica.” A ordem é importante para assegurar que não deixamos nenhum objeto sem contar, ou que não contamos um mesmo objeto duas vezes. A inclusão hierárquica diz respeito à capacidade de compreender que um está contido em dois, dois está contido em três, e assim sucessivamente.
Desse modo, a estrutura lógico-matemática do número é construída através da criação e coordenação de relações e não pode ser ensinada diretamente porque a criança tem que construí-la por si mesma.
No item Objetivo para “ensinar” número, diz que a educação deve ser a de desenvolver a autonomia da criança. A autora mostra a relação entre