A Cria O Da Truta Arco Ris
Guilherme Cugini n° 65
Turma 1° C Noturno RA 7359517
A truta arco-íris
A truta arco-íris (Oncorhynchus mykiss) é um peixe da família do salmão, originária do oeste da América do Norte, cuja distribuição natural se estende do sul do Alasca até o norte do México.
Por apresentar excelentes características tanto para aqüicultura quanto para a pesca esportiva, como por exemplo, a capacidade de adaptação a diversos sistemas aquáticos (rios, lagos, represas, tanques, laboratórios de incubação, tanques-rede, etc...), a truta arco-íris apresenta também, um alto grau de domesticação: ambos os sexos amadurecem em cativeiro, os gametas podem ser facilmente coletados, a fertilização é realizada externamente, aceita alimento artificial desde a primeira alimentação e permite uma série de manipulações no tocante ao controle da sexualidade. encontra-se amplamente distribuída em todas as águas frias do mundo, exceto no continente Antártico
No Brasil
Foi introduzida no Brasil por volta de 1949, por iniciativa do Ministério da Agricultura para povoar os rios das regiões serranas, pobres em fauna aquática nativa, inicialmente na Serra da Bocaina, município de Bananal, por meio de 5.000 ovos embrionados procedentes da Dinamarca, trazidos pelo Dr. Ascânio de Faria e no ano seguinte as importações dos ovos continuaram e foram distribuídas para vários municípios do sudeste e do sul do país.
A truta encontrou nas frias corredeiras do nosso país o hábitat perfeito para sua criação e, devido às suas características, logo despertou grande interesse por parte de criadores em realizar o seu cultivo comercial.
Hoje em dia em nosso país, por ser considerada um peixe nobre, de sabor delicado e de excelentes qualidades nutricionais, a truticultura representa uma atividade econômica bastante promissora, pois é responsável por uma receita anual de R$ 12.000.000,00. Adotando-se um programa de desenvolvimento