A cosmovisão dos escritores sagrados
Joice Salete Machado Francelino
Prof. Lecio Contu
Prof. Jorgina F. Ribas
Instituto Teológico Quadrangular - ITQ
Curso Livre em Teologia (1ª Série) – Hermenêutica
22/08/2012
1 INTRODUÇÃO
Entender as questões do mundo através do olhar de Deus, este é o principal ponto da cosmovisão das escrituras sagradas. Através da Bíblia e de sua infinita autoridade podemos entender todo o plano de Deus, que existe desde o principio dos tempos, para nossas vidas: nos amar e nos salvar através deste amor.
2 DESENVOLVIMENTO
A cosmovisão bíblica é constituída desde o momento em que Deus falou à humanidade através da revelação das escrituras sagradas. A Bíblia determina e serve de referência autentica para a vida cristã, nela temos a comprovação da existência de Deus, a revelação de sua autoridade, a confirmação de sua presença e a legitimidade de suas ações como criador do mundo e da humanidade, como é inspiração do próprio Deus a Bíblia sempre é infalível e determinante para a interpretação do mundo.
A Bíblia Sagrada é o guia adequado para todas as questões de fé e conduta, por ela o homem aprende como se relacionar com Deus, consigo mesmo com os outros e também com a natureza. As escrituras sagradas não podem ser interpretadas somente como um livro de meditação piedosa ou de auto-ajuda, a Bíblia é um livro de inspiração santa que norteia a vida do ser humano.
Os aspectos encontrados nos livros bíblicos são atuais e adequados a todas as épocas, através dos ensinamentos do Antigo e do Novo Testamento podemos conduzir nossa vida cristã dentro do querer do Pai. Estudando a Sua Palavra podemos entender qual sua vontade para nossas vidas, é preciso conhecer a Deus para termos uma relação intima Ele e ouvir sua voz, no livro de Oséias 6:3 vemos como é preciso conhecer a Deus: “[...] conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor [...]”. A palavra de Deus sempre é viva e eficaz, em todos os contextos e todas as questões do