A corrente do bem
A Trombose Venosa Profunda (TVP) é doença caracterizada pela formação de coágulos dentro das veias profundas (localizadas entre os músculos). Mais frequentemente ocorre em pernas, mas também pode ocorrer nos braços e em outras localizações.
Em conseqüência destes coágulos, o sangue que passava por estas veias fica represado na extremidade, causando inchaço (edema) do membro acometido. O inchaço dos músculos causa dor caracterizada como peso ou câimbra leve, tem início rápido e progressivo. As veias superficiais ficam ingurgitadas pelo desenvolvimento da circulação colateral.
Apesar do nome assustador "trombose", a maior preocupação não é com o membro acometido, pois muito raramente os danos aos membros serão graves. Diferentemente da trombose arterial, outra entidade também com o nome "trombose", que aí sim pode causar danos aos membros. A maior preocupação é no deslocamento de fragmento destes coágulos através do sistema venoso, migrando atraves das câmaras cardíacas e impactando nas artérias pulmonares. Este fenômeno é conhecido como Embolia Pulmonar e pode ocasionar a falta de ar ou até mesmo o óbito.
Quando o paciente apresenta TVP sempre devem ser investigados os seus fatores de risco, pois pode ser conseqüente à um trauma, uso hormonal (anticoncepcionais por exemplo), imobilizações prolongadas, doenças sanguineas como trombofilias (fazem o sangue coagular mais que o desejado) e outras.
O tratamento inicial da trombose venosa profunda (TVP) é o repouso com o membro acometido elevado e a anticoagulação, inicialmente com medicamento injetável que assim que possível é substituído por medicamento por via oral. O tratamento pode ser feito em regime hospitalar ou mesmo em casa, desde que o paciente colabore com o médico e com o tratamento proposto. Não se assuste se seu médico oferecer apenas a opção de internação hospitalar, assim ele pode controlar melhor a dosagem dos medicamentos e fazer exames em série.
A Trombose Venosa