A copa do mundo é nossa
Este trabalho tem como objetivo principal o estudo do maior evento de futebol do planeta e segunda maior competição esportiva do mundo em audiência, atrás apenas dos Jogos Olímpicos, a Copa do Mundo mexe com bilhões de pessoas e atinge os cinco continentes do globo.
Disputada desde 1930, quando ocorreu a primeira edição e que contou apenas com seleções convidadas, o torneio ocorre de quatro em quatro anos e desde 1998 é disputado por 32 países. As edições de 1942 e 1946 foram canceladas por conta da eclosão da Segunda Guerra Mundial. E em 2014 a copa do mundo será realizada no Brasil, obtendo-se desvantagens e vantagens. Podermos observar, através deste, os processos de toda expectativa para a realização.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 Aspectos positivos e negativos sobre a realização da copa no Brasil em 2014
A realização da Copa do Mundo de 2014 proporciona uma chance ímpar de promoção de investimentos, podendo alavancar significativamente a economia brasileira.
Portanto, haverá um investimento de alto nível em relação a infraestrutura civil, ou seja em estádios, aeroportos, mobilidades, entre outros, na infraestrutura serviços, saúde, hotelaria, telecomunicações e segurança. A copa já estará gerando negócios e empregos, pois muitas empresas serão contratadas para organizar e preparar a infraestrutura do evento. Durante a competição, o fluxo turístico nacional e internacional será incomparável, obtendo-se um grande consumo.
Por outro lado, a copa terá suas desvantagens, poderá haver desvio de dinheiro, tanto na construção de novos estádios, como também na reforma deles, o Brasil irá gastar muito dinheiro para pode sediar a copa, sendo que esse dinheiro poderia ser investido em outras ocasiões como em saúde e educação.
2.2 Oportunidades
No estudo de caso, pode-se observar que a capital da Bahia foi escolhida pela FIFA para sediar a copa do mundo de 2014, ou seja, Gilberto felizmente percebeu que seu estado estava sendo privilegiado por