A contribuição de Walter, Juran, Deming e Ishikawa para a Qualidade
1. Walter Andrew Shewhart
Walter Andrew Shewhart nasceu em New Canton, no estado americano de Illinois, em 18 de março de 1891. Foi físico, engenheiro e estatístico, ficando conhecido como o “pai do controle estatístico de processo”, nosso famoso CEP.
Embora Shewhart tenha se formado na universidade de Illinois, seu Ph.D. em Física foi obtido na universidade da Califórnia (1917). Ele lecionou nas universidades de Illinois, Califórnia, Harvard, Rutgers e Princeton, e dirigiu por pouco tempo o departamento de física da Escola Normal de Wisconsin em LaCrosse. Ele também proferiu palestras sobre controle de qualidade e Estatística Aplicada na Universidade de Londres, no Stevens Institute of Technology, na escola de pós-graduação do Departamento de Agricultura dos EUA e na Índia. Além disso, ele publicou numerosos artigos em revistas profissionais, e muitos de seus escritos foram realizadas internamente na Bell Telefones.
Trabalhou na Western Eletric de 1918 a 1924 e nos laboratórios da Bell Telefones a partir de 1925 até sua aposentadoria em 1956, onde atuou como membro da equipe técnica. Um de seus trabalhos desse período foi com ferramentas estatísticas para examinar quando uma ação corretiva deveria ser aplicada a um processo.
Com o livro “Statistical Method from the Viewpoint of Quality Control”, publicado em 1939, Shewhart obteve reconhecimento da comunidade estatística.
Shewhart também ficou conhecido por uma característica peculiar: seu lado humano. É descrito por diversas personalidades brilhantes do campo da Qualidade como alguém que demonstrava interesse sincero no trabalho e nas preocupações dos outros com quem convivia.
Contribuição para a Qualidade:
A contribuição mais importante de Shewhart tanto para a Estatística quanto para a indústria foi o desenvolvimento do Controle Estatístico de Qualidade. A idéia era incorporar o uso de váriáveis aleatórias independentes e identicamente