A contribuição de Heródoto e Tucídides para a Historiografia
BACHARELADO E LICENCIATURA EM HISTÓRIA
LETÍCIA SILVA DE BARROS
A CONTRIBUIÇÃO DE HERÓDOTO E DE TUCÍDIDES PARA A HISTORIOGRAFIA
SALVADOR – BA
JUNHO DE 2012
LETÍCIA SILVA DE BARROS
A CONTRIBUIÇÃO DE HERÓDOTO E DE TUCÍDIDES PARA A HISTORIOGRAFIA
Trabalho solicitado pola professora Lígia Bellini, para fins avaliativos da Disciplina de Metodologia do Trabalho Científico.
SALVADOR – BA
JUNHO DE 2012
A CONTRIBUIÇÃO DE HERÓDOTO E DE TUCÍDIDES PARA A HISTORIOGRAFIA
Ao tomar como referência a mente de gregos como Platão e Pitágoras não é possível identificar a memória grega como histórica, ao contrário do que se levar em consideração a mente de Heródoto e Tucídides que muito se interessaram por fazer História. Ora um diferente do outro, porém com aspecto em comum, respeitando os limites de suas contemporaneidades. No entanto, a questão está voltada para a contribuição que os gregos, em especial Heródoto e Tucídides, deram para a historiografia, propondo formas diferentes de se fazer história, o que leva os seus sucessores, seguidores ou não, a analisarem essas formas e acatarem ou não como modelo. Arnaldo Momigliano já dizia: “O que me parece ser tipicamente grego é a atitude crítica com relação ao registro de acontecimentos, isto é, o desenvolvimento de métodos críticos que nos permitem distinguir entre fatos e fantasias” (MOMIGLIANO, 2004, p.55). Os historiadores gregos tiveram e tem papel tão importante que muitos de seus sucessores utilizaram e utilizam o método crítico, não fazendo da história um empilhamento de fatos sem apreciação e compreensão.
Heródoto nasceu no litoral asiático, em Helicarnasso que estabelecia relações comerciais e políticas com a Grécia para onde se mudou. Em Atenas ele conquistou a simpatia de muitos ao contrário de Tucídides que já nasceu em Atenas, exerceu importantes cargos, mas não agradou tanto, principalmente depois da batalha dos