A contribuição Asiática na invenção da escrita.
A civilização ocidental surgiu aproximadamente no ano 2000 aC. Uma de suas maiores invenções foi a caligrafia chinesa que [e utilizada ate nos dias de hoje. Também teve a criação do papel para ampliar os meios de comunicação, assim como a impressão, para reproduzir as informações.
A CALIGRAFIA CHINESA
Classificada como uma linguagem visual, não alfabética e cada uma de suas palavras formadas por varias linhas em varias direções dentro de um quadrado imaginário. Esses caracteres podem ser chamados de logogramas, ou seja, sinais gráficos que representam uma palavra inteira. Devido a criação de logogramas e não de letras, existe um símbolo para cada palavra, no total gerando 44 mil caracteres. Consequentemente, as línguas chinesas faladas e escrita não possuem uma relação, como por exemplo, diferentes dialetos chineses são escritos da mesma forma.
A escrita chinesa apresenta 4 etapas de evolução do desenho. A primeira etapa sendo a mais antiga e chamada de chiaku-wen, ou caligrafia “osso e casco”, pois eram encontradas em cascos de tartaruga e ossos planos de espáduas de grandes animais. Esta escrita fazia parte da arte de adivinhação para saber sobre os acontecimentos passados se comunicando com os deuses antigos. Era uma escrita pictográfica fáceis de interpretar.
A segunda etapa e a chin-wen, ou grafia de “bronze”, pois eram executados em objetos de bronze, como vasilhas, instrumentos musicais, armas, espelhos, moedas e sinetes. Por ser fundido em bronze, as pictografias duravam mais tempo do que em ossos e cascos. Devido a isto, códigos como os penais e legais, eram transcritos em bronze para que durassem para mais gerações.
A terceira etapa da evolução é chamada de hsiao chuan, ou também de “pequeno sinete”. Nesta escrita os caracteres se tornaram mais abstratos, com pinceladas mais uniformes e com mais curvas e círculos.
A ultima etapa eh a chen-shu, conhecida também como kai-shu ou estilo “regular”. Esta escrita eh a mais