a Contabilidade
Esta necessidade fez com que o homem buscasse meios de produção mais sofisticados que garantissem a este uma maior segurança na sua existência.
Com isto, o homem passou a produzir excedentes, e isto, de alguma forma, fez com que este passasse a ter necessidade de manter algum tipo de controle, ainda que de forma rudimentar.
Deixando de viver da caça e da pesca, o homem passou a dedicar-se à agricultura. Com isto também veio a necessidade da vida comunitária, logo, a exigência da organização da propriedade. Nasce aqui o patrimônio, objeto final de controle da contabilidade.
A contabilidade tem sua origem na necessidade de registros dos atos e dos fatos ocorridos dentro de um determinado período.
QUESTÕES PARA REFLEXÃO:Você sabia que a escrita cuneiforme é a designação geral dada a certos tipos de escrita feitos com auxílio de grifos em formato de cunha? Imagine a contabilidade sendo escrita com uma cunha?
Figura 03
Segundo registros arqueológicos, na Babilônia já se faziam registros contábeis, escritos embora de forma rudimentar em pedras de argila.
Um escriba egípcio contabilizou os negócios efetuados pelo governo de seu país no ano 2000 a.C.[Assim, com o passar do tempo], à medida que o homem começava a possuir maior quantidade de valores, preocupava-o saber quanto poderiam render e qual a forma mais simples de aumentar as suas posses. Tais informações não eram de fácil memorização quando já em maior volume, requerendo os registros. (CENTRO..., 2010)
Com o passar do tempo, as operações econômicas foram se tornando mais complexas, exigindo maior controle por parte dos negociantes.
Já no ano 200 a.C, no Império Romano, a contabilidade já trazia indícios em sua escrita de valores ligados a receitas e a caixa, classificados como rendas e lucros, despesas, compreendidos nos itens