A contabilidade e o contador
Este trabalho propõe apresentar alguns aspectos envolvendo a importância da Contabilidade, do uso de seus fundamentos para produção, sistematização e gerenciamento de informações úteis aos usuários e do papel do Contabilista no cenário atual; sua função como agente capaz de fornecer e interpretar informações contábeis e financeiras.
A Contabilidade é uma ciência, e como tal utiliza métodos e regras próprios para registrar os fatos contábeis, decorrentes ou não de ações humanas, mas que de alguma forma afete o patrimônio da empresa.
Como sabemos, a prática dos registros foi sendo aperfeiçoada no decorrer do tempo e, gradualmente, a Ciência Contábil vem conquistando o reconhecimento cada vez maior na vida dos usuários para a tomada de decisões.
Diante dessa realidade, é necessário observar as convenções e princípios fundamentais de Contabilidade, através de normas expedidas pelos órgãos competentes, de modo que a informação contábil evidencie a verdade dos fatos.
Temos visto vários casos de escândalos em nível mundial por causa da chamada "maquiagem" dos demonstrativos contábeis. A exemplo disso, os casos das Multinacionais, há alguns anos, além de outros, cuja responsabilização alcançou, inclusive, os Contabilistas das multinacionais..
Com isso, mais do que nunca, a uniformização mundial dos procedimentos contábeis, haja vista a necessidade de que a informação seja real, autêntica, clara e objetiva.
Além disso, é preciso ressaltar que informação de valor é informação atual, posto que as mudanças são constantes, e uma informação desatualizada pode ser prejudicial àquele que decide.
Com os recursos de informática hoje existentes, o acesso à informação atual tem sido facilitado. Mesmo assim, todo cuidado é pouco.
A análise das informações contábeis, de maneira mais profunda, sob o aspecto da constatação de sua pontualidade, não é tarefa das mais fáceis.
Por esse motivo, o Contabilista é o profissional habilitado a reunir,