A Contabilidade trabalha com números, mas não é uma Ciência Exata.
A História nos revela que a existência da Contabilidade remonta a tempos imemoriais, antes mesmo do aparecimento da moeda, face à necessidade das pessoas de controlar que possuem (bens e direitos), ganham (lucros), perdem (prejuízos) ou devem (obrigações ou dívidas), ou seja, sua riqueza patrimonial.
A contabilidade é uma ciência que estuda e controla o patrimônio, analisando o sistema de apurações contábeis e suas informações dentre as apurações, os gestores ficam aptos para uma tomada de decisão ou apenas para acompanhar o andamento econômico, sempre com a visão para melhorias, nessa visão gerencial, estratégia e com o crescimento em busca de tecnologia e adaptações junto à globalização e a evolução entrando no contexto ético, comunicativo e humano.
Noutras palavras, a Contabilidade é a ciência que controla o patrimônio das entidades, coletando, registrando, resumindo e informando os atos e fatos que afetam os elementos patrimoniais, demonstrando suas variações quantitativas e qualitativas. Por tudo que já foi dito, é possível concluirmos que o objeto de estudo da Contabilidade é o patrimônio avaliável monetariamente, ou seja, o patrimônio econômico.