A contabilidade tem o papel importante na gestão pública quanto privada.
Que nos evidencia o processo contábil: coleta de dados de todas as atividades de todos os departamentos; escrituração contábil com registros no livro - diário livro razão e elaboração do balancete de verificação. De extrema necessidade e com obrigatoriedade legal, o livro - diário e o livro razão serão tratados nesta obra com fundamentação legal e abordagem prática de utilização, pois cada um deles tem sua importação e deve ser entendido como partes imprescindíveis do processo contábil.
Termos muitas ferramentas necessárias para o processo contábil aconteça, teremos então o Balanço orçamentário que demonstra as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas e evidencia as diferenças existentes entre estas. No que se refere à despesa, o Balanço Orçamentário mostra que foi empenhado no orçamento, seguimos assim com o Balanço Financeiro.
O Balanço financeiro é estabelecido pelo artigo 103, da Lei Federal N.º4.320/64, demonstra as receitas e despesas orçamentárias e pagamentos de natureza extra-orçamentária, conjugados com os saldos em espécie provenientes do exercício anterior, e os que se transferem para o exercício seguinte. O Balanço Financeiro tem a finalidade de demonstrar a movimentação de caixa durante o exercício.
Agora iremos ver um pouco sobre as Demonstrações das Variações Patrimoniais.
A Demonstração das Variações Patrimoniais é o anexo 15 da Lei Federal 4.320/64. Este demonstrativo reflete as alterações resultantes e independentes da execução orçamentária durante o exercício financeiro.
As Variações Ativas são todas aquelas que provocam movimentações quantitativas e qualitativas ocorridas no patrimônio, pelo aumento de valores ativos, reduções de valores passivos ou fato permutativo. As Variações Passivas, por sua vez, são aquelas que provocam movimentações quantitativas e qualitativas ocorridas no patrimônio, pelo aumento de valores passivos,