A Contabilidade como geradora de informações
Durante muitos anos a Contabilidade foi vista apenas como um sistema de informações tributárias, mas vivemos dias de um mercado altamente competitivo e dentro desse mercado a Contabilidade é observada como um instrumento gerencial que auxilia os empresários nas tomadas de decisões, nos planejamentos e controle. Dentro da área pública a Contabilidade também tem grande importância na fiscalização, em saber como os recursos estão sendo empregados e assim tomar as melhores decisões.
Em dias tão competitivos, os administradores ou gestores de empresas necessitam, cada vez mais, obter o máximo de informações para realizar as tomadas de decisões e economizar tributos, e assim saber como investir em produtos novos, cálculos de custos, o momento certo de expandir os negócios, se é ou não a hora certa para inovar e outras tantas decisões. Algumas das principais ferramentas contábeis são: fluxo de caixa, técnicas de análise de investimentos, análise das demonstrações contábeis, planejamento tributário, gestão de estoques, controle de contas a pagar, controle de contas a receber e controle de bens do ativo imobilizado. Com base nessas ferramentas os contadores procuram auxiliar de modo mais preciso os tomadores de decisão. Quanto mais os administradores souberem de contabilidade, melhor poderão planejar e controlar as atividades de sua organização, o aprendizado de contabilidade é um investimento que vale a pena.
Por outro lado, a contabilidade pública também tem a sua mesma importância. Ela não deve limitar-se tão somente a prestar contas aos cofres públicos, mas buscar a transparência nos demonstrativos financeiros. Fazendo assim, permitiria que todos os cidadãos pudessem compreender as ações dos governantes e fazer uma análise crítica da atuação dos diversos órgãos no que diz respeito à subtração do patrimônio público. A Contabilidade Pública é um instrumento que proporciona à Administração Pública as informações e