A CONTABILIDADE CIENT FICA EM UM MUNDO GLOBALIZADO 1
Prof. Antônio Lopes de Sá* - 27/11/2006
Estamos vivendo transformações diárias que mudam a concepção do trato com os capitais dos empreendimentos. A velocidade com que as decisões devem ser processadas, transformou a atmosfera administrativa de nossos dias e também a da Contabilidade, como fonte que esta é de orientação e produção de modelos de comportamento dos capitais . O mundo dito globalizado exige novas teorias, novos procedimentos do contabilista e isto está sendo levado a sério por diversos lideres culturais e profissionais, modificando a face do conhecimento. Agora, mais que nunca, para a universalidade da vida dos capitais exige-se a universalidade do conhecimento e este só se alcança pelos caminhos da ciência.
INTERAÇÕES TRANSFORMADORAS E GLOBALIZAÇÃO
A transformação da sociedade implica transformação das ciências e a transformação das ciências implica na transformação da sociedade.
Existe, pois, um regime de interação entre tais fatores.
Ninguém pode negar o que está representando para o homem a velocidade da informação e também a decorrente e natural exigência de decisões rápidas.
A decisão rápida está a exigir cada vez mais informação e a informação a exigir cada vez mais velocidade e, aí, outra interação ocorre.
Por sua vez, a informação, apenas, por si só, deixa de ser solução, se não se baseia em realidade e esta realidade tem que possuir a face da transformação que se impõe a cada dia.
O mundo tornou-se pequeno diante dos progressos ocorridos nesta Segunda metade do século XX e a globalização foi uma inevitável caminhada do capital concentrado e dominante.
RELEVÂNCIA DO CAPITAL E DA CONTABILIDADE NO MUNDO GLOBALIZADO
As políticas dos Estados governam-se hoje ao sabor de grandes interesses empresariais e são eles que sustentam o regime dito democrático, mas movido ao sabor do “poder de compra de opiniões”.
A sociedade passou a ser caudatária do capital e a importância deste, nas células