A consulta de enfermagem no contexto da atenção básica em saúde de um município de pequeno porte do oeste catarinense
Débora Cristina Lunardi¹, João Vanderlei Felisbino²,Larissa Dayane Furlanetto³, Liane Colliselli4
¹ Acadêmica do 7º período do curso de Enfermagem da Universidade Comunitária da Região de Chapecó-Unochapecó. Santa Catarina, Brasil.
2 Acadêmico do 7º período do curso de Enfermagem da Universidade Comunitária da Região de Chapecó-Unochapecó. Santa Catarina, Brasil.
³ Acadêmica do 7º período do curso de Enfermagem da Universidade Comunitária da Região de Chapecó-Unochapecó. Santa Catarina, Brasil.
4 Enfermeira Mestre em Enfermagem. Professora da Área de Ciências da Saúde da Universidade Comunitária da Região de Chapecó-Unochapecó. Santa Catarina, Brasil.
RESUMO: Estudo exploratório, descritivo, de abordagem qualitativa, com o objetivo de conhecer a utilização da Sistematização da assistência de enfermagem - SAE na Estratégia Saúde da Família - ESF no município de Xaxim - SC. Participaram do estudo sete enfermeiros atuantes em Unidades Básicas de Saúde de Xaxim- SC, seis de localização urbana e uma rural, as entrevistas foram realizadas no mês de maio de 2012. Os dados foram organizados em planilhas e analisados à luz da literatura temática. Os resultados mostraram que a consulta de enfermagem é realizada pelos enfermeiros de forma limitada, apontando dificuldades como falta de tempo, inexistência de protocolos municipais, entre outros. Consideram importante a articulação entre o conhecimento teórico e a prática para a aquisição de competência na realização da Consulta de Enfermagem. Conclui-se que a importância e utilização da SAE deve ser qualificada durante o processo de formação, bem como,