A consulta de enfermagem ao idoso na Estratégia de Saúde da Família como um espaço para ações de educação em saúde
Família como um espaço para ações de educação em saúde
JULIANA Yuri Ueji Begnossi
Resumo: Segundo dados do IBGE, a população do país assim como do mundo está envelhecendo. Pensando nisso, o Ministério da Saúde criou a Política Nacional do Idoso (PNI) que contempla a promoção à saúde para melhoria da qualidade de vida dos idosos. A consulta de enfermagem visa propiciar condições para melhoria da qualidade de vida por meio de uma abordagem contextualizada e participativa. Assim, esse estudo tem por objetivo realizar revisão bibliográfica da literatura para responder o seguinte questionamento: “a consulta de enfermagem ao paciente idoso na Estratégia de Saúde da Família (ESF) proporciona um espaço para ações de educação em saúde?”. Para que a consulta de enfermagem ao paciente idoso na ESF proporcione um espaço para ações de educação em saúde é necessário que a consulta de enfermagem seja centrada no idoso e não nas patologias que esse possui. É necessário que o enfermeiro seja compreensivo, saiba escutar o idoso e partilhe as decisões do seu tratamento com seu paciente.
Descritores: consulta de enfermagem, saúde do idoso, estratégia saúde da família, educação.
Introdução
O envelhecimento populacional é uma resposta à mudança de alguns indicadores de saúde, especialmente a queda da fecundidade e da mortalidade e o aumento da esperança de vida(1).
Segundo dados do IBGE, desde os anos 60 a taxa de crescimento da população brasileira vem experimentando paulatinos declínios, intensificando-se juntamente com as quedas mais pronunciadas da fecundidade. No período 1950-1960, a taxa de crescimento da população recuou de 3,04% ao ano para 1,05% em 2008. Mas, em 2050, a taxa de crescimento cairá para 0,291%, representando uma população de 215,3 milhões de habitantes. Já no censo demográfico brasileiro de 2000 evidenciou-se que 15,5 milhões de pessoas têm 60 anos ou mais, projetando um