A construção do numero por crianças dos anos iniciais da educação fundamental
Andressa Gomes Santiago
RA: 28688
Helena Clarice Stábile Sizenando
RA: 42946
Karina Stéphanie Araújo da Conceição
RA: 42031
Katia Cristina Maciel
RA: 40416
Tamires Lopes Castilho
RA: 37153
Resumo
As crianças têm contato com a matemática, muito antes de ingressarem na escola, uma vez que elas lidam com situações que envolvem ordenação, seriação, classificação e muitos outras, que se referem à aprendizagem dos números e da matemática, mesmo sem que elas se dêem conta disso. No entanto, cabe ao professor das séries iniciais compreenderem como se dá o processo de construção das noções matemáticas e dos números pela criança, podendo assim, organizar experiências e metodologias, que privilegiem essa construção por parte da criança, de maneira tranqüila e eficaz, respeitando as fases e a capacidade de cada uma. Na tentativa de oferecer algumas respostas sobre como se dá essa construção pela criança, decidimos nos apoiar na teoria de Jean Piaget, por meio dos escritos de estudiosos e autores da teoria de Piaget, citando brevemente Wallon e Vigotsky.
Palavras-chave: Matemática; Construção do Número; Práticas do Professor.
Quando pensamos em matemática, logo pensamos nos números, mas será que para sabermos sobre matemática precisamos primeiro conhecer os números?
Durante um longo período da história da humanidade, o conhecimento era transmitido de maneira difusa, o que hoje chamamos de informal. A educação era oferecida pela família, tribo ou comunidade, e era voltada aos ensinamentos de tarefas diárias, como caça, pesca e costumes religiosos da sociedade, ou seja, era adquirida por imitação.
A princípio, a educação era voltada para os conhecimentos básicos para a sobrevivência da espécie. E a partir do surgimento das necessidades do homem em adaptar-se à natureza, ele foi construindo ferramentas e estratégias, que visavam facilitar essa adaptação, e lhe trouxessem