A construção do eu na modernidade
Introdução
O conceito de inteligência não é muito claro,parece que pode significar muitas coisas diferentes para a maioria das pessoas, a afirmação de que alguém é inteligente ou que não é inteligente,faz entender que a inteligência é uma característica do ''tudo ou nada'', isto é,algo que se possui ou não,sem pontos intermediários.
Conceito de Inteligência
Todos os psicólogos concordam que ela não é uma questão de ''tudo ou nada'',mais uma qualidade que todo mundo possui em maior ou menor grau.
As muitas definições apresentadas foram estudadas por Freeman(1976) e este estudo permitiu dividi-las em três grandes grupos.
Um dele enfatiza o ajustamento ou adaptação do indíviduo ao meio,segundo estas definições, a inteligência seria a capacidade de resolver problemas novos.
Um segundo grupo de definições diz que a inteligência é a capacidade de aprender.
O terceiro tipo de definições postula que a inteligência,na verdade,não se excluem mutuamente,São antes disso, aspectos de um mesmo processo.
Inteligência animal
Para apreciar mais adequadamente o conceito de inteligência procura-se muitas vezes verificá-los nos animais.
Pode-se classificar muitos comportamentos animais como inteligentes (algumas condutas de macacos e cães revelam nítida aprendizagem)
A maioria das condutas animais,entretanto,tem as características do comportamento instintivo.Pode falar em inteligência animal e que há espécies animais mais inteligentes do que outras,além de diferenças individuais entre animais de uma mesma espécie. Mensuração da Inteligência
Esta qualidade complexa que todas as pessoas possuem em algum grau.
Os testes,que na maioria das vezes são de lápis e papel,detectam realmente diferenças entre seus indíviduos e seus resultados são,em geral,altamente correlacionados,o que faz supor que medem,mesmo,algo parecido.
Os testes de inteligência têm sidointrumentos úteis para predizer desempenho futuro e por isso são usados principalmente na seleção