A construção das políticas sociais no brasil
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
4 CONCLUSÃO...........................................................................................................9
REFERÊNCIAS..........................................................................................................10
INTRODUÇÃO
Tanto a burguesia quanto a igreja tiveram uma grande responsabilidade na criação do serviço social, não com o intuito de melhorar a vida do proletariado, mas com a intenção de vigiar a classe trabalhadora.
Mesmo assim a idéia de assistência tornou-se possível nos dias de hoje e tenta tomar formas cada vez mais ligadas ao interesse da sociedade e do meio.
Não podemos mais dizer que o individuo é responsável pelo modo em que vive isso já não cabe mais no nosso dia a dia.
DESENVOLVIMENTO
Na década de 1850, surgiu um trabalho de assistência nos ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA denominado “visitantes amigáveis” por conta da rápida urbanização e o enorme número de imigrantes que fizeram crescer os problemas sociais da época. Duas décadas depois esse movimento já estava em toda parte, os lideres consideraram que a pobreza poderia ser erradicada com algum tipo de tratamento e não somente com o auxilio monetário ou de bens, como vestuário e alimentação. Desde que foi criado o Serviço Social realizou uma transformação na própria profissão. No inicio acreditavas se que o homem era culpado pela situação que vivia, e que somente uma prática doutrinaria poderia recuperar a sociedade. Com isso foi criado um registro que tinha como finalidade de monitorar as pessoas que recebiam algum tipo de assistência e assim verificar se não estava recebendo assistência de outras instituições. Se antes o Serviço Social