A construção das politicas sociais no brasil
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Fundamentos Históricos Teóricos e Metodológicos do Seviço Social l .
Orientador: Prof. ROSEANE BELIEIRO MALVEZZI.
2010
INTRODUÇÃO
O assistente social é o profissional qualificado que, privilegiando uma intervenção investigativa, através da pesquisa e análise da realidade social, atuam na formulação, execução e avaliação de serviços, programas e políticas sociais que visam a preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos e a justiça social.
DESENVOLVIMENTO
A origem do serviço social como profissão tem a marca profunda do capitalismo um conjunto de variáveis que a ele estão subjacentes. A alienação; indiferente não pensa, não reflete, não tem senso critico, tanto faz como tanto fez. Contradição; o discurso é uma coisa e a prática é outra. O antagonismo é o oposto, (contra). O serviço social ou pratica humanitária é uma ilusão, porque ela favorece setores dominantes da sociedade no surgimento do serviço social.
Realizar a assistência em bases cientifica deu uma estratégia a burguesia que procurava ter a supremacia a soberania, e ai surgem os primeiros assistentes sociais que praticavam a assistência. Que era uma pratica sancionada pelo estado e protegida pela igreja. Essas novas formas de praticas sociais e sua estratégia de operação tinha que dar impressão de ser legitimas a ordem social burguesa.
O proletariado tem que aceitar as ma condições oferecidas e não podiam questionar, eles eram obrigados a realizar todo tipo de trabalho independente de salário, e não tinha nenhum direito e as condições eram precárias e não tinham domínio sobre suas vidas.
A primeira escola de Filantropia foi em Nova York em 1899. O serviço social, ele começa a se institucionalizar enquanto profissão, e oferece cursos a agentes sociais voluntários que iniciou com primeiras praticas nas instituições