A construção das politicas sociais no Brasil
SERVIÇO SOCIAL
GILMARA BATISTA DE SANTANA
A CONSTRUÇÃO DAS POLÍTICAS SOCIAIS NO BRASIL
ESPLANADA
09/05/2012
gilmara batista de santana
Trabalho individual
A CONSTRUÇÃO DAS POLÍTICAS SOCIAIS NO BRASIL
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social – Noturno.
Disciplina: Fundamentos históricos, teóricos e metodológicos do serviço social IV, Ética e Legislação Profissional, Oficina de Formação:Instrumentalidade do Serviço Social, e Políticas Sociais I.
Professora: Paulo Sergio Aragão, Amanda Boza, Maria Lucimar Pareira e Clarice da Luz Kernkamp Tutor Eletrônico: Soraya Mayume.
Esplanada
2012
Sumário
Introdução............................................................................03
A Construção das Políticas Sociais no Brasil ...............04
Conclusão.............................................................................09
Bibliografia............................................................................10
INTRODUÇÃO
O nascimento das políticas sociais está atrelado como um acontecimento associado à construção da sociedade capitalista, ou ao modo capitalista de produzir (mão de obra) e reproduzir-se (distribuição), construída por meio das lutas das classes operarias advinha da Revolução Industrial, está relacionada às questões sociais existentes do período.
Os interesse contraditórios entre trabalhador e patrão fez com que o Estado passasse a ser o mediador, transformando os direitos dos trabalhadores em capital de lucro, controlando o movimento operário contra o capitalismo, sem deixar de criar e priorizando, condição para o desenvolvimento industrial.
O Estado passa a intervir por meio da política social estratégica, criando o Institutos de Aposentadoria e Pensões - IAPS, Legião Brasileira de Assistência – LBA, a Consolidação das Leis do Trabalho – CLT,