A Construção das estruturas operatorias
Período de seis a doze anos – Terceiro Infância (Meninice Intermediária)
A tarefa imposta à criança dos 7-8 anos, no período operacional concreto, é dominar a inteligência concreta e o conhecimento dos 6 aos 12 anos operações.
Como, neste período, a criança só constrói essas noções a partir da ação dos sujeitos sobre os objetos reais, a inteligência é concreta. Ainda que muitas estruturas sejam formadas dos 7-8 aos12 anos, para que as crianças possam compreender o real e resolver questões de matemática, conquistar a alfabetização, narrar fatos em situações escolares.
DESENVOLVIMENTO FISICO
O desenvolvimento físico na terceira infância não é tão rápido quanto nos períodos anteriores. Os meninos são ligeiramente mais altos do que as meninas no inicio desse período, mas as meninas iniciam o surto de crescimento da adolescência mais cedo e, assim, tendem a ser mais altas do que os meninos no final da terceira infância. Em média, as crianças precisam de 2.400 calorias por dia para ter crescimento e saúde normal.
Os dentes permanentes chegam à terceira infância. A saúde dentária melhorou, principalmente por causa da utilização de flúor e da melhor assistência odontológica.
Imagem corporal: crenças descritivas e de avaliação sobre nossa aparência; a aparência que acreditamos que temos.
Cerca de 10% das brincadeiras livres de crianças em idade escolar constituem-se de brincar impetuoso. Ela é mais comum entre meninos do que entre meninas.
Brincar impetuoso: modo vigoroso de brincar que envolve lutar; rolar no chão, chutar, agarrar, às vezes, perseguir, em geral acompanhado de risos e gritos.
As diferenças nas capacidades motoras de meninos e meninas aumentam com a aproximação da puberdade, em parte devido à maior altura e força dos meninos e em parte devido às expectativas e à experiência cultural.
A terceira infância é um período relativamente saudável; a maioria das crianças é imunizada contra as