A Construção da Identidade Docente no Contexto da Sociedade Tecnológica e Globalização
1Walques Epitácio Alkimin
Educar na pós-modernidade se constitui num dos maiores desafios da sociedade atual, a lógica neoliberal convoca todas as “tribos” para uma grande competição, na qual deverá vencer o melhor. Por outro lado, correntes das mais variadas denominações e ideologias insistem num olhar para o ser humano como um todo, que precisa reaprender sua condição terrena e a viver junto com seus semelhantes.
Acredita-se que não seja impossível aos docentes ficarem inertes às transformações do mundo pós-moderno, pois são convidados à reflexão da prática docente para uma reordenação do fazer ou refazer pedag ógico. Também não são poucos os teóricos e pensadores que vem colaborando para essa reflexão da prática docente e para o processo educativo.
A cada dia são elaboradas e reelaboradas novas idéias. E se o professor se mantiver no fechamento de suas idéias preconcebidas e enraizadas, pode correr o risco de tornar-se medíocre e obsoleto, afinal, afirma Edgar Morim:
“O novo brota sem parar (...). Deve-se esperar o inesperado, e quando o inesperado se manifestar, é preciso ser capaz de rever nossas teorias e idéias, em vez de deixar o fato novo entrar à força na teoria incapaz de recebê-lo”.
Estamos afinal no século XXI, e a reinvenção da escola e do fazer educativo é um tema mundial que invadiu a agenda de professores e de todos que pensam a educação no mundo todo. Os debates deixam claro que a mudança é necessária e inevitável. Não é possível refletir sobre identidade docente sem redimensionar o papel da escola e da sociedade dentro dessa nova sociedade.
1- O papel da Escola na Sociedade Pós-moderna e Globalizada
É fundamental registrar que, nas últimas três décadas do século XX, o mundo globalizado passou por inúmeras transformações, novos paradigmas, novas tecnologias dominam o mercado, e a função social da escola, bem como o papel do