A construção da ciencia
A palavra ciência vem do latim scientia, traduzido por "conhecimento" refere-se a qualquer conhecimento. Em sentido restrito, ciência refere-se ao sistema de adquirir conhecimento baseado no método científico, bem como ao corpo organizado de conhecimento conseguido através de pesquisas.
As características apresentadas a seguir são necessárias para que tenha como objetivo o saber sobre a ciência, ou ainda a construção de concepções mais fundamentadas acerca do conhecimento cientifico.
I. A construção do conhecimento cientifico é guiada por paradigmas que influenciam a observação e a interpretação de certo fenômeno (Borges, 1996; Gil-Pérez et al., 2001; Toulmin, 1977 e Kunh, 2000);
II. O conhecimento científico é aberto, sujeito a mudanças e reformulações, e assim foi na história da ciência, portanto, a ciência é um produto histórico;
III. É um dos objetivos da ciência criar interações e relações entre teorias, o conhecimento não é construído pontualmente.
IV. O desenvolvimento da ciência está relacionado a aspectos sociais, políticos; as opções feitas pelos cientistas muitas vezes refletem seus interesses. A ciência, portanto, é humana, viva. Dessa forma, é necessário que ela seja caracterizada como tal.
A ciência é o conhecimento ou um sistema de conhecimentos que compreende verdades as mais gerais e abrangentes possíveis bem como a aplicação das leis científicas derivadas; ambas especificamente obtidas e testadas através do método científico. A história do método científico se mistura com a história da ciência.
A metodologia científica tem sua origem no pensamento de René Descartes que propôs chegar à verdade através da dúvida sistemática e da decomposição do problema em pequenas partes, características que definiram a base da pesquisa científica.
A ciência é isto.
Explicações testadas sobre as coisas e fatos que nos interessam, despertam nossa curiosidade obtidas a partir da observação e do estudo destas coisas