A Construção da Cidadania no Brasil: uma Obra Inacabada
CENTRO BIOMÉDICO - CBM
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA
A Construção da Cidadania no Brasil: uma Obra Inacabada
Resenha crítica apresentada à disciplina de Estado e Políticas de Saúde no Brasil
Júlia Arêas Garbois
Vitória, ES
Março/2012
CARVALHO, J.M. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.
O autor José Murilo de Carvalho em seu livro Cidadania no Brasil: o longo caminho, usando de uma linguagem clara e objetiva de um tema tão complexo quanto problemático, faz uma viagem de 178 anos de história do esforço para a construção da cidadania no Brasil. Sem dúvida o livro é capaz de despertar o interesse do leitor menos politizado e alcançar o objetivo pretendido pelo autor que é o de desenvolver no leitor o pensamento crítico e a visão própria do problema e, com, isso, exercer a sua cidadania.
Para fazer e ao longo de toda essa “viagem histórica”, o autor se apropria das dimensões em que a cidadania é desenvolvida por Marshall, desdobrando-a, assim, em: direitos civis, políticos e sociais. Tal divisão, além de já ser costumeira (como ressaltado pelo próprio autor), permitiu ao autor analisar, ao longo de todo o livro, a cidadania sempre guiada por estes três direitos.
Com esta distinção, os direitos civis são conhecidos como aqueles fundamentais à vida, à liberdade, à igualdade perante a lei e à propriedade, considerados, desta forma, como garantidores da vida em sociedade. Os direitos políticos, por sua vez, referem-se à participação do cidadão no governo da sociedade e, finalmente os direitos sociais são aqueles que garantem a participação do cidadão na riqueza coletiva, baseado na idéia da justiça social.
Estabelecendo previamente esses conceitos para um melhor entendimento do desenvolvimento e desfecho de sua narrativa, o autor dá partida à viagem histórica.