A CONSTRUÇÃO CIVIL E OS INDICADORES DE DESEMPENHO
A CONSTRUÇÃO CIVIL E OS INDICADORES DE DESEMPENHO
Resumo: A construção civil, assim como todo e qualquer processo, deve submeter-se a parâmetros de avaliação, atendendo a todos os requisitos contidos no projeto executivo, especialmente no que se refere à Segurança e Desempenho; deve atender às expectativas do cliente e atingir os objetivos para os quais foi pensada e planejada.
Sou engenheiro civil, atualmente dedicando-me à área das estruturas e ao magistério, em disciplinas do curso de Engenharia Civil, correlatas à área. Incomodado com os rumos que tem tomado a construção civil e especialmente a qualidade das estruturas, encurralados pelas tendências de mercado, entendi por bem manifestar-me, singelamente, a saber se encontro guarida em minha preocupação solitária, mas possivelmente compartilhada por muitos cidadãos e profissionais, já que convivemos diuturnamente no uso dos sistemas estruturais de engenharia.
Em idos anos de 2003, quando então eu laborava na Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, discorri em trabalho monográfico sobre os “Indicadores de Desempenho nas Ações de Polícia Preventiva”. O objetivo principal era fundamentar ao Comandante, Gestor, ao Secretário ou ao Poder Executivo, mas especialmente ao povo, que a ação de polícia preventiva pode e deve ser mensurada em princípios basilares, simples, objetivos, de considerável tenacidade, a fim de que não sejam facilmente corruptíveis e manipuláveis por um possível Gestor/Operador mal intencionado.
Sugeri, entre outros, que o Tempo Resposta é um efetivo indicador de eficiência nas Ações de Polícia Preventiva. Sob princípios da metodologia científica apresentei um gráfico concluindo que a possibilidade de resultados eficazes na ação preventiva é inversamente proporcional ao tempo gasto até a chegada do policiamento no local da ocorrência. E, desta forma, deve ficar claro ao Gestor e ao cidadão - que normalmente tem grande consciência disso - que não se pode esperar qualquer resultado