A construcao da coerencia
A comunicação humana ocorre através da linguagem (oral ou escrita) que é o meio de interação entre as pessoas. Tudo o que é falado ou escrito segue um “todo linguístico”, que dará significado e sentido à produção textual. Esse “todo linguístico” está relacionado a fatores estruturais e pragmáticos presentes no texto e através destes fatores a produção do sentido é estabelecido e os interlocutores compreendem a mensagem transmitida.
A textualidade presente no texto depende de três fatores básicos: a coerência, a coesão e fatores pragmáticos. Partindo dessa premissa, a coerência textual é considerada o fator fundamental na construção do sentido do texto. Porque, envolve não só aspectos semânticos e lógicos, mas também cognitivos, na medida em que o conhecimento de mundo dos interlocutores seja compatível, para haver o estabelecimento da coerência.
Outro fator importante é a coesão textual, na qual está relacionada com a microestrutura do texto, ou seja, as estruturas das orações e as relações de conexão entre elas. Assim, o conhecimento linguístico em todos os níveis gramaticais (fonético/fonológico, morfológico/lexical, sintático, semântico e também extralinguístico) torna-se essencial na produção e compreensão do texto. Mas também, a coerência depende muito dos fatores pragmáticos, pois a compreensão do texto esta intimamente ligada com a intencionalidade, a aceitabilidade, a situacionalidade, a informatividade e a intertextualidade presente na interação entre o emissor e o receptor do texto. No estabelecimento da textualidade, os fatores estruturais do texto exercem grande importância na compreensão da mensagem. As superestruturas presentes nos textos narrativos, descritivo, argumentativos e entre outros adaptam-se a esquemas cognitivos necessários na produção do sentido. Já as microestruturas, segundo Van Dijk, está relacionada com a coerência local, visto que o bom uso dos elementos sequencias, como conjunções,