A CONSTRU O DA DEMOCRACIA
CIÊNCIAS POLÍTICA E TEORIA GERAL DO ESTADO
Professor: Ruyter Barcelos
Alunos: Moacir Cardoso Da Silva Junior Pedro Caíque Da Silva Nascimento
Turma: 2º Período A- Noite
A CONSTRUÇÃO DA DEMOCRACIA
Maceió, 18 de setembro de 2014.
INTRODUÇÃO
Este trabalho traz informações sobre o tema “A construção da Democracia”, Abordando as seguintes perguntas: O Brasil possui um Estado forte? O Brasil é um Estado de Direito? O Brasil possui um Estado responsável perante a sociedade?
Os cidadãos numa democracia não têm apenas direitos, têm o dever de participar no sistema político que, por seu lado, protege os seus direitos e as suas liberdades.
Maceió, 18 de setembro de 2014.
A CONSTRUÇÃO DA DEMOCRACIA
A base para a construção de uma relação democrática é sempre o diálogo. A interação entre as pessoas é feita de maneira horizontal, uma relação entre iguais. Portanto, não se deve negar o outro, senão estaremos negando a nós mesmos. Devemos conhecer os direitos dos outros, pois assim os nossos também serão reconhecidos. A liberdade das pessoas somente existe quando todos são livres ao mesmo tempo, senão não há significado para a liberdade, nem para a autonomia.
A democracia, modelada sobre o mercado e sobre a desigualdade, é uma farsa bem sucedida, visto que os mecanismos por ela acionados destinam-se apenas a conservar a impossibilidade efetiva da democracia. Se na tradição do pensamento democrático, democracia significa: igualdade, soberania popular, preenchimento das exigências constitucionais, reconhecimento da maioria e dos direitos da minoria, liberdade; torna-se óbvia a fragilidade democrática no capitalismo. A Educação é compreendida como uma prática social que pode motivar outros processos sociais, admitindo a busca pela construção de uma sociedade mais democrática, autônoma e inclusiva. Deve estabelecer princípios que conduzam não só a formação técnico-científica, que o