A conjuntura politica educacional
Esse artigo trata da Educação Brasileira e qual o real papel do educador perante seus alunos. Para que se entenda todo o processo é necessária que se faça uma análise de toda a história da Educação no Brasil desde o seu início até os dias atuais.
Para que possamos entender todo o processo e o atual momento que passa a Educação no Brasil passaremos a seguir discutir qual é realmente o papel do Educador perante seus alunos e como podemos atingir os objetivos que acreditamos que sejam relevantes nesse processo.
Afinal, qual é realmente o papel do Educador e o que ele espera da Educação?
Para tentar solucionar essa questão extremamente complexa devemos recorrer a história da Educação, mais precisamente na época da Burguesia Francesa que preconizava uma educação para todos, porém, como acontece ainda hoje, nem todos tinham acesso a essa educação ou não conseguiam prosseguir nos estudos para poder trabalhar e ajudar no sustento da família e só os que detinham “posses” podiam continuar nos estudos.
Com a Revolução Industrial a educação passou a ser fundamental para o desenvolvimento do Capitalismo, uma vez que, era necessário que o trabalhador tivesse o mínimo de conhecimento para poder ler instruções e preencher formulário, mas ainda assim a educação era apenas para suprir uma necessidade do sistema para satisfazer as necessidades e anseios de poucos afortunados da Burguesia.
Com tudo podemos notar que atualmente, guardada as devidas proporções, pouca coisa mudou e pegando por exemplo o Brasil a “elite” ocupa as vagas em Universidades Públicas tirando a oportunidade da população menos favorecida poder cursar uma graduação de qualidade sem ter que pagar por isso.
Mas afinal qual é mesmo o real papel do educador atualmente? Será que ele tem alguma esperança na melhora da educação brasileira? Nossos governantes querem que ela melhore? O educador hoje no Brasil tem uma missão