A conjuntura economica
A Conjuntura Econômica
Título:
A Conjuntura Econômica no contexto atual - pós crise
Objetivo:
Ao procurar compreender o contexto global em que atualmente se insere a economia brasileira, uma primeira impressão me assalta – um sentimento que se inscreve entre a ambigüidade e a perplexidade. Esse sentimento desconcertante se explica na medida em que a economia moderna, tanto em sua dimensão global quanto doméstica, embute uma enorme complexidade, promissoras oportunidades e uma assustadora incerteza.
Justificativa:
A economia brasileira tem demonstrado uma teimosa fidelidade aos ciclos, apesar das riquezas naturais e da criatividade empresarial. O aspecto desfavorável é terem sido ciclos repetitivos, não evolutivos. Isto intriga e sugere que se questione que fatores travam o processo evolutivo que deveria predominar, se considerado o potencial do País. Será a ineficácia governamental? Ou o somatório destes e de outros fatores?
Introdução:
| | Os desafios do próximo governo já fizeram parte do passado e estão longe de desaparecerem das discussões nem tampouco da vida dos brasileiros. Alguns com maior grau de importância e outros com menor. No primeiro caso a inflação e o déficit público e no segundo desemprego e distribuição de renda, sendo que hoje a ordem é inversa. Soma-se a tudo isso o problema do déficit da previdência. Vencer o preconceito política numa democracia que se diz consolidada, mas que traz resquícios da velha oligarquia, é mais um desafio afinado com aqueles ditos no inicio deste texto. Seria tarefa fácil se o líder máximo presente no cenário não fosse um metalúrgico vindo da classe pobre, de um sindicato que sempre foi o calcanhar de Aquiles daqueles que sempre estiveram no poder.
Desenvolvimento:
Problemas como a inflação e déficit público eram considerados crônicos na economia brasileira, além de difícil solução sempre foi um prato cheio para qualquer oposição. Hoje esses problemas continuam, porém com grau menor de