A CONFIANÇA E A DESCONFIANÇA NO CONHECIMENTO: UMA CODA
A CONFIANÇA E A DESCONFIANÇA NO CONHECIMENTO: UMA CODA
Mogi das Cruzes, SP
2013
UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES
CONHECIMENTO CIENTÍFICO E PESQUISA ACADÊMICA
Mogi das Cruzes, SP
2013
O ceticismo, que pode ser chamado de “pirronismo”, é uma descrença, ou seja, algo que o ser humano não consegue chegar a uma certeza, daquilo que está pesquisando, buscando um conhecimento, no caso não consegue buscar a verdade.
Um dos temas principais deste estudo foi o da explosão da informação, ou seja, é o ceticismo que foi incentivado pelos debates filosóficos e pela difusão de material impresso.
Algumas autoridades se contradiziam com relatos de viagens, quanto mais viajantes passavam pelos lugares, mais evidentes ficavam as contradições. Os viajantes criticavam a imprecisão de outros, como o missionário dominicano João dos Santos que criticou a descrição da África de Duarte Lopes, e até denunciou escritores que nunca tinham ido aos lugares que declaravam ter conhecido.
Houve então uma crise de consciência, onde os filósofos procuravam soluções, e encontraram dois métodos: geométrico e o da experimentação.
O método geométrico está associado a René Descartes, que pode ser aplicado muito além da matemática, é um sistema intelectual, e exato. E o método da experimentação é um meio sistemático de gerar conhecimento natural.
O conhecimento deve ser levado para as pessoas de uma forma verdadeira. Algumas análises para chegar a verdade, passam pela preocupação da epistemologia (Estudo critico dos princípios, hipóteses e resultados das ciências já constituídas) .
REFERÊNCIA
BURKE, Peter. A confiança e a desconfiança no conhecimento: uma coda. In:Uma historia social do conhecimento de Gutenberg a Diderot. Rio de janeiro: Jorge Zahar, 2003. P.176-188.