A CONCILIACÃO BANCARIA
Em contabilidade, conciliação corresponde à correlação dos saldos das contas patrimoniais com os saldos verificados em controles extractáveis produzidos internamente ou em documentos externos, oficiais ou não oficiais.
A conciliação se distingue da análise de contas, na qual um analista confere a consistência dos lançamentos registrados, decompondo-os e identificando suas naturezas.
OBJECTIVO GERAL
O objectivo deste trabalho é dar uma visão geral sobre a conciliação bancária, contabilidade geral e contabilidade bancária.
RECONCILIACÃO BANCÁRIA
Processo de ajustamento entre os movimentos registrados no extrato bancário e os movimentos registrados no extrato pessoal, expurgando as diferenças entre estas duas realidades, tendo em vista a obtenção de um saldo reconciliado igual.
CONCILIAÇÃO BANCARIA
A conciliação bancária é a realização do comparativo entre as movimentações financeiras existentes em uma conta bancária e as existentes dentro do controle financeiro da empresa. Devido ao atraso natural das operações bancárias, o saldo do fluxo de caixa demonstrará um valor temporariamente incorreto. É neste caso que a conciliação bancária atua, para mostrar o saldo verdadeiro da sua empresa.
OBJECTIVO DA CONCILIAÇÃO
O objectivo da conciliação é corresponder os saldos das contas contábeis de Bancos - Conta-Movimento ou similares, tanto no Razão quanto no Livro Diário, com o demonstrado no respectivo extracto bancário da conta corrente. Evidentemente, haverá divergências como a dos "Cheques a Compensar", que se darão em função do intervalo de tempo entre a data da emissão do cheque e a do efectivo saque do mesmo na conta corrente (Ver Clearing). Todas as divergências verificadas deverão constar de um relatório, de quais os erros e ocorrências anormais deverão ser corrigidas (análise contábil) ou investigadas (auditoria) com urgência.
Em empresas maiores, esse procedimento de controle contábil era chamado de