A concepção materialista da história
Consequentemente as causas das transformações sociais e das mudanças políticas encontram as suas explicações nas transformações dos modos de produção e no intercâmbio dos produtos.
Chamaremos de produção em geral ou prática econômica a todo processo de transformação de um elemento determinado - natural ou já trabalhado previamente - em um produto específico; transformação que se efetua mediante uma atividade humana própria, utilizando instrumentos específicos ou ferramentas de trabalho.
Toda produção está caracterizada por dois elementos inseparáveis: o processo de trabalho ou processo da produção.
Processo da produção ou processo de trabalho Chamaremos de processo da produção ou processo de trabalho a todo processo de transformação de um objeto determinado, seja natural ou já trabalhado, em um produto determinado, transformação realizada por uma atividade humana determinada utilizando instrumentos de trabalho determinados.
Objeto transformação produto
Atividade humana instrumento
O momento da transformação é o momento determinante, o mais importante do processo de trabalho. Fala-se de processo de trabalho quando o objeto sofre um processo de transformação para converter-se em um produto útil.
Elementos cuja combinação determina o processo da produção.
O objeto de trabalho que será transformado pode ser: a matéria bruta se provém diretamente da Natureza ou a matéria - prima se já sofreu alguma modificação através de um processo de trabalho. Aos instrumentos utilizados na transformação do objeto Marx os chamou meios de trabalho e distingue entre eles: