A Concentração Industrial
Alguns países se industrializaram antes e a industrialização não atingiu, até hoje, grande parte do mundo. Essas condições favoráveis ao funcionamento da indústria são os fatores da localização industrial, entre os quais podemos destacar: capital, fontes de energia, matéria-prima, transporte, comunicação, água, incentivos fiscais e mercados consumidores. Esses fatores variam de acordo com o tipo de indústria e tem mudado no decorrer dos anos, uma vez que a tecnologia torna a atividade industrial cada vez menos dependente da localização. As indústrias estão concentradas em poucos países, principalmente do hemisfério norte. As nações pioneiras da industrialização também são as primeiras na produção industrial. A América Central continental e insular, a África subsaariana e muitos países asiáticos são os locais de menor concentração de indústria.
Alguns países em desenvolvimento também se industrializaram e possuem importantes áreas industriais, como o Brasil, por exemplo, onde se destacam as áreas de São Paulo e Rio de Janeiro.
A DISPERÇÃO INDUSTRIAL
As empresas têm saído das áreas mais industrializadas, evitando problemas como o alto preço de terrenos, impostos pesados, mão-deobra mais cara, congestionamentos e poluição. A dispersão industrial tem como consequência a descentralização do capital, do mercado de trabalho e do consumo. Essa mudança tem feito cidades médias crescerem no
Brasil e no mundo, uma vez que algumas indústrias preferem sair da periferia das grandes cidades.
TIPOS DE INDÚSTRIA
A classificação das indústrias obedece a critérios diferentes e pode ser feita de acordo com o bem produzido ou de acordo com a tecnologia empregada. Segundo o bem produzido:
Indústrias de bens de produção ou indústrias de base
Produzem bens para outras indústrias, gastam muita energia e transformam grandes quantidades de matéria-prima. As indústrias petroquímicas, metalúrgicas, siderúrgicas e as de cimento são