A Comédia latina e a educação dos filhos: Os Adelfos de Terêncio
OS ADELFOS DE TERÊNCIO¹
Francieli Corbellini² fracorbellini@gmail.com RESUMO
A educação dos filhos é uma discussão que se centra, basicamente, em dois eixos: ou permitir a liberdade, para deixar que os filhos experimentem as diferentes situações que lhes são oferecidas, ou impedir que tenham essas experiências alegando que é possível aprender a viver observando a vida alheia. Este trabalho visa oferecer um esclarecimento sobre estes dois pontos e dar uma opinião sobre o que seria o ideal na educação dos filhos. Como fonte, tem-se a análise da peça Os Adelfos de Terêncio e acrescentam-se informações sobre a origem do teatro grego e latino (ou romano) e sobre a comédia latina, com relatos sobre Plauto e Terêncio, principais representantes desta comédia. Ao final, faz-se saber que o mais adequado é educar os filhos sem excessos, tanto de liberdade como de repreensão. Dosar meio a meio a quantidade de cada uma destas características é o que, provavelmente, levará os filhos a terem um desenvolvimento mais completo como indivíduos.
Palavras Chave: Educação dos filhos. Comédia latina. Os Adelfos.
1 INTRODUÇÃO
Cada vez mais as pessoas procuram respostas para resolver os impasses entre pais e filhos. Uma das formas de se obter estas repostas, ou ao menos maiores esclarecimentos, é compreender textos e estudos antigos. O objeto de estudo deste trabalho é a peça, Os Adelfos, escrita por Terêncio por volta de 160 a.C., peça que relata duas formas de se educar os filhos: pela liberdade e pela repreensão.
Esta monografia engloba o surgimento da comédia latina ou romana, características dos principais comediógrafos – Plauto e Terêncio – e a análise da obra Os Adelfos de Terêncio. A partir do que o teatrólogo escreve, faz-se um enlace entre o tema da educação na peça latina e o que a atualidade mostra sobre isso.
Com a contribuição de estudiosos das obras relacionadas à comédia latina e a Terêncio como Zélia de Almeida