A comunicação
Para entender como a sociedade alcançou o nível atual de comunicação, podendo enviar uma mensagem para qualquer lugar do mundo e promover diversos significados para milhões de pessoas ao mesmo tempo, é preciso compreender todo o processo ao longo da história.
“Uma das maneiras pela qual as implicações da revolução atual das comunicações podem ser apreciadas é encarar o que ocorreu anteriormente com a humanidade, quando modificações igualmente amplas ocorreram na capacidade de compartilhar significados” (Capítulo 1 – Etapas da evolução da comunicação humana, p. 21)
Através da história, passando por grandes movimentos revolucionários na comunicação, como a Idade da Fala e da Linguagem e a Era da Escrita a milhares de anos, o homem começou a conviver em sociedade, criando regras e adquirindo um comportamento social, buscando formas de estender conhecimento e informação para outros. Foi então que se criou a forma mais básica de comunicação, onde é necessário ter um emissor que gera e expõe a informação, o meio pelo qual o conteúdo será transmitido e o receptor, que receberá a informação.
A grande importância histórica no âmbito foi à criação da impressão, possibilitando a comunicação em massa, que acabou se tornando um dos fatos mais significativos da esfera comunicacional. Desde então, com o rádio, cinema, televisão e outros, o progresso tecnológico tem proporcionado a sociedade contemporânea uma conexão muito mais ampla com a informação e o conhecimento, permitindo uma maior consciência que auxilia a vida moderna.
“ “Revoluções” da comunicação têm estado ocorrendo através de toda a existência humana. Cada uma proporcionou um meio pelo qual significativas mudanças