A comunicação
Você já pensou na importância que a comunicação tem para nós seres humanos? Ao comunicar, expressamos nossas ideias, opiniões, emoções e compartilhamos duvidas, incertezas e também soluções em nossa própria história. Certamente o mundo das ideias não seria o mesmo, ou nem existiria sem a comunicação.
Antes de mais nada precisamos saber o que é comunicação. A comunicação é uma das capacidades humanas, mais fundamentais desde a antiguidade o homem busca meios para se comunicar. Apesar disso, ainda hoje a maioria das pessoas não sabe comunicar-se. Muitas pessoas por medo, dificuldade, timidez deixam de se comunicar. E outros por posturas autoritárias apenas informam. Informar é diferente de comunicar.
Informar é um ato uni-lateral, que envolve a pessoa que tem uma informação a dá.
Comunicar implica tornar algo comum, fazer-se entender, e provocar reações no receptor. Por isso comunicar pressupõe a interação e o saber ouvir.
O processo de comunicação que envolve interação, pode ser descrito por meio de um esquema proposto por base no modelo de ( SHANNON-WEAVER ). Os elementos que compõe este esquema são o emissor que é o sujeito que produz e tem a intenção de transmitir uma mensagem. A mensagem é o que o emissor tem a intenção de transmitir. O receptor que é qualquer sujeito capaz de receber e interpretar a mensagem.
Além disso temos alguns processos relacionados a esses elementos, são eles: a codificação que envolve a tradução da mensagem em um código conhecido. A decodificação que envolve a interpretação do código utilizado na mensagem. O meio ou canal é por onde circula a mensagem. O ruído refere-se a possíveis interferências que podem diferenciar a mensagem enviada da mensagem recebida. Entende-se por ruído qualquer fonte de erro, distúrbio ou deformação da fidelidade da comunicação de uma mensagem, seja ela sonora, visual ou escrita. FEEDBACK que é a resposta dada pelo receptor a partir da mensagem decodificada por ele.
Na prática