A Comunicação das pequenas empresas
CHACRINHA TINHA RAZÃO
Empreendimentos e crises mechem com o desenvolvimento da empresa. Empresas utilizam formas primitivas de comunicação para o sucesso. O grito primal, voz, alto-falantes para chamarem a atenção dos consumidores (Tele mensagens, vendedor de pamonhas, feiras...). Visual, Design, algo que prenda a atenção do usuário (Outdoor, Folhetos...). A comunicação deixa de ser vista como gastos e sim como instrumento de grandes empresas. (4Ps. Produto, praça, preço e promoção).
O CHEIRO DA COMUNICAÇÃO
Empresária brasileira usou o cheiro para atrair clientes até sua loja de grife infantis, ela espalhou perfume de lavanda no exterior da loja para chamar a atenção dos clientes que passava por ali.
A COR DA COMUNICAÇÃO
Empresário usa a cor para promover a sua empresa, ele se destacava em feiras onde médicos estavam todos de branco e ele com terno, camisa e chapéu preto e gravata vermelha. Isso chamava a atenção de quem não conhecia a sua marca.
O SABOR DA COMUNICAÇÃO
Empresária Brasileira pediu autorização para grandes marcas para produzir uma versão diet do produto, assim atrairia os clientes.
FEIRA LIVRE CIVILIZADA
Abastecimento das casas para quem não tem tempo era difícil, até inventarem o serviço delivery. Feiras eram montadas no estacionamento de apartamentos com horário de atendimento para aqueles que não tinham tempo de enfrentar transito filas...
HORA CERTA
Criado um alarme que avisa quando você deve tomar o seu remédio, isso facilita e tira a preocupação com o tempo.
UM PLANO NA CABEÇA E UM NEGÓCIO NAS MÃOS
Empresários abrem empresas pensando em lucros e resultados, e esquecem técnicas de divulgação, preços e distribuição no mercado, gerenciamento e relacionamento com pessoas que são essenciais para o sucesso da empresa. Pequenos empresários podem aprender com grandes empresas. Que eliminou os departamentos e hoje trabalham em um lugar só, presidente/office-boy. O empresário tem que ter um