A Comunica O E A Constru O De Um Individuo
1.3 “A comunicação e construção de um individuo”.
Lógica e discurso: verdade e validade
http://fil.absolutamente.net/trabs/logica/logica.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Discurso http://fil.absolutamente.net/trabs/logica/logica.htm#verda http://pt.wikipedia.org/wiki/Verdade http://afilosofia.no.sapo.pt/pag2b..htm
Introdução
Neste trabalho realizado durante as aulas de Área de Integração, iremos falar sobre a lógica do discurso: verdade e validade.
Lógica
De acordo com a sua etimologia, a lógica é a ciência do Logos. Mas se considerar-mos que Logos significa razão, palavra, proposição, oração, pensamento, discurso, linguagem então a noção pode tornar-se equívoca.
A lógica formal serve para distinguirmos a argumentação dedutivamente válida da inválida, consistindo no estudo da forma lógica dos argumentos. Mas nem sempre á há lógica, também existem raciocínios errados com aparência de verdadeiros. São raciocínios mal conduzidos ou falácias.
Discurso
O termo discurso admite muitos significados. O mais conhecido deles é do discurso como uma exposição metódica sobre certo assunto. Ou seja, ele é baseado em um conjunto de pensamentos e visões de mundo derivados da posição social desse grupo ou instituição que permitem que esse grupo ou instituição se sustente como tal em relação à sociedade, defendendo e legitimando sua ideologia, que é sempre coerente com seus interesses.
Segundo Aristóteles existem quatro tipos de discursos:
Discurso lógico, que é método pelo qual se atinge Um certeza onde o resultado é tido como verdadeiro ou certo Principalmente na matemática
Discurso dialéctico que tenta obter a máxima probabilidade de certezas e exactidões que se verifica da síntese ente duas afirmações a tese a sua antítese.
Discurso retórico, onde o orador ou escritor apenas convence o ouvinte de que a sua tese é certa ou verdadeira, utilizando vários métodos para persuadi-lo.
Discurso Poético o grau de certeza nada