a comquista do mexico
Introdução: O Trabalho visa explorar as mentalidades de Cortez e Montezuma utilizando das características religiosas, econômicas, da vida cotidiana e os sentimentos coletivos das sociedades espanhola e asteca.
A proposta é relatar como o colonizador espanhol e o imperador asteca tiveram suas mentalidades influenciadas pela organização coletiva de suas sociedades.
Toda sociedade é composta de estrutura, essas estruturas influenciam na sociedade, a sociedade influencia o indivíduo gerando uma relação de interdependência.
As instituições escolhidas para o trabalho que representam estruturas são: A religião, a economia e o modo de organização social
No início do trabalho é relatado resumidamente sobre o surgimento da História das
Mentalidades, pois faz-se necessário explicar o significado deste campo de pesquisa.
A teoria-metodológica utilizada foi de uma variante da História das mentalidades produzida na França: A História das mentalidades como a valorização “ do modo de sentir e pensar” e no reconhecimento de que o estudo da mentalidade só faz sentido se associada a totalidades explicativas, fazem parte desta vertente Jacques Le Goff, Georges Duby e outros autores.
Ao analisar os aspectos da sociedade espanhola para comparar com Cortez, serão abordadas as características que possuem ligações e influenciaram na América espanhola.
Objetivos do estudo:
• Relacionar as