A computação em nuvem
CENTRO DE CIÊNCIAS
DEPARTAMENTO DE COMPUTAÇÃO
COMPUTAÇÃO APLICADA
Prof.ª LUCY VIDAL
A COMPUTAÇÃO EM NUVEM
Autor: Fabiano Fontenele Farias
FORTALEZA
2013
1- O que é computação em nuvem?
A computação em nuvem (do inglês cloud computing) consiste na possiblidade de acesso a arquivos e execução de outras tarefas pela internet, ou seja, não é necessária a instalação de aplicativos no computador para a realização de tarefas básicas como mexer com planilhas ou até trabalhos mais complexos como a edição de vídeos e imagens. Estando conectado ao serviço online, é aceitável o uso das ferramentas e a gravação de todo o trabalho que possa ser feito e posteriormente ter acesso a ele depois em qualquer lugar, ou seja, é exatamente por isso que o computador estará nas nuvens, pois os aplicativos serão acessados em qualquer computador que tenha acesso à internet.
Não será mais necessário ter um computador com softwares específicos e espaço de memória em HD voltado para a criação de documentos, armazenagem de arquivos e fotos, por exemplo. Com isso, essa nova forma de armazenamento de dados em rede ocasiona uma boa economia de recursos do equipamento e dinheiro.
A figura abaixo mostra com irreverência a “evolução” das formas de armazenamento de dados.
As vantagens de usar a computação em nuvem é a menor necessidade de gasto com HD de grande capacidade de armazenamento virtual nem a realização de backups nesses equipamentos. Será mais proveitoso o tempo, pois ele não será tão perdido devido à agilidade de edição e compartilhamento de documentos na internet em qualquer lugar e com maior possibilidade de uso em dispositivos móveis. Não será mais necessária à compra de softwares como a Microsoft Office para fazer simples edições porque já é possível fazer gratuitamente na internet.
A computação nas nuvens possui suas desvantagens, pois é preciso ter uma conexão de qualidade com a internet porque