A COMPREENSÃO E APLICAÇÃO DO PROJETO ÉTICO-POLÍTICO DO SERVIÇO SOCIAL BRASILEIRO JUNTO AS POLÍTICAS SOCIAIS-A REALIDADE LOCAL
y
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
A America latina teve seu desenvolvimento, construções de leis e um processo de redemocratização, o surgimento dos cursos de graduações, projetos sociais, o a contribuição para aposentadoria dos ferroviários, a criação do ministério do trabalho e com ele o surgimento da carteira de trabalho, uns entre tantos dos grandes avanços realizados nas décadas de 1980 á 1990, observando também a luta do serviço social onde Getulio Vargas procurou o apoio da igreja católica na tentativa da restauração crista da sociedade brasileira, e uma tentativa de atuação profissional em projeto referentes as questões sociais e as ações solidarias. Mas com essas mudanças veio à guerra a fome as doenças, as domesticações dos animais. Com a globalização o conhecimento as mudanças e o desenvolvimento foram de uma velocidade enorme.
2 serviço social A nossa realidade local não é tão diferente do resto do país, onde as desigualdades sociais imperam com isso o adolescente que deveria estar estudando se perde no mundo do crime cometendo atos infracionário para conseguir suprir a sua necessidade sendo ela a de alimento ou até mesmo de drogas por este perdido na marginalidade. Ao assistir a televisão ou navegar na internet vemos todos os dias noticias desta dura realidade, mas não devemos tratá-los com preconceitos, pois são vitimas do capitalismo que impera em nosso país que incentivar mais a economia do que as políticas sociais como a educação, a saúde, a cultura e o lazer. Com a criação da ECA-Estatuto da Criança e Adolescente houve grandes benefícios para as crianças e adolescentes, pois os mesmo foram vistos como pessoas que possuem direitos e precisam de proteção integral. Como mostra o Art. 4º da ECA:
É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público