A compreensão Sociológica
Departamento de história, filosofia e Ciências sociais
Curso Sociologia
Introdução às Ciências sociais
Pensamento Sociológico de Max Weber
Joana Ferreira - 20142698 20 de novembro de 2014
Max Weber ( 1864-1920) nasceu na Alemanha e é considerado um dos fundadores do estudo moderno da Sociologia.
Para Weber ,“ a sociologia é antes de mais uma ciência da acão social” em que a carateriza como seu objeto de estudo, que o interpreta e compreende, e assim capaz de o explicar . Considera que os conceitos de grupo não existem. Uma sociedade emerge de ações individuais , e estas têm um significado subjetivo. Examina este pensamento como uma atitude da sociologia compreensiva .
A sociologia Weberiana defende que cada individuo age através de uma intenção em que Weber constrói três tipos de atividade humana : A acão tradicional, que diz respeito aos costumes e hábitos (”usar talheres ou cumprimentar os amigos”); A acão afetiva é inspirada por emoções e paixões (” jogadores agem desta forma”); Na acão racional o individuo é conduzido por valores . Weber considera acão racional característica das sociedades modernas . É de salientar que os vários tipos de acão podem estar presentes numa mesma situação . Estas distinções de intenção do sujeito nas suas atividades consiste num tipo ideal , que consiste numa construção teórica como forma de análise e que se integra numa metodologia, o individualismo metodológico, em que dá a conhecer ao cientista conceitos para identificar o real. Individualismo metodológico baseia-se em separar a metodologia das ciências sociais das outras ciências por esta ter um objeto de estudo mais especifico assim aderido outros métodos.
Através dos seus estudos de diversas religiões, conclui que a religião é a causa da organização económica de um país, consequentemente , funda o capitalismo moderno em que consiste na racionalização da sociedade. É formado a partir do espírito capitalista