A Composição do Sangue Humano
A COMPOSIÇÃO DO SANGUE HUMANO
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PROFESSORA ZÉLIA SCHARF
A COMPOSIÇÃO DO SANGUE HUMANO
Tema: Sangue
Problema: Qual a composição do sangue?
Objetivo Geral: Abordar as doenças do sangue e a formação do sangue humano.
Objetivo Especifico:
A composição do sangue.
As principais células do sangue.
As doenças do sangue.
Patologia.
Diagnostico.
Tratamento.
Justificativa: É muito importante abordar este tema, pois alem de falarmos sobre a composição do sangue humano vamos falar sobre as doenças sanguíneas, o que também é muito importante pra nossa comunidade. Falar sobre as doenças que podem estar em nosso sangue é como um alerta, que achamos importante destacar. E entre tudo nesse tema, podemos também comentar sobre a falta de sangue nos postos de armazenamento de varias cidades. Comentar sobre qual é o diagnostico para tais doenças, e qual será o tratamento para algumas. Todos no grupo acham importante abrangi este tema.
Composição do Sangue
→ 45% de elementos figurados (células): Hemácias, leucócitos e plaquetas.
→ 15% de plasma (substância intercelular).
→ 40% de órgão (maior e mais importante tecido orgaminoso do corpo humano).
Hemácias
→ função: realizar a respiração celular, ao transportar oxigênio e parte de gás carbônico pela hemoglobina. São estocadas no baço, que por sua vez tem duas funções: liberar hemácias sadias (por ex., ao se fazer esforço físico) e destruir hemácias velhas, reciclando a hemoglobina.
→ Em mamíferos são anucleadas (sem núcleo), o que reduz sua meia-vida para 120 dias.
Leucócitos
→ os leucócitos formam verdadeiros exércitos contra os microorganismos causadores de doenças e qualquer partícula estranha que penetre no organismo: vírus, bactérias, parasitas ou