A COMPETITIVIDADE E A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO NA ERA DO CONHECIMENTO
1- COMO VOÇE DEFINIRIA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO?
NO MUNDO MODERNO PODE SER O PRODUTO DA INTERAÇAO ENTRE AS EXPECTATIVAS E REALIZAÇOES DE UMA PESSOA, PODENDO SOMENTE SER DESCRITA E MEDIDA EM TERMOS INDIVIDUAIS, PORTANTO UMA ANALISE SUBJETIVA, TENDO A AVALIAÇAO TOTAL DO BEM ESTAR, DOMINIO GLOBAL ( FISICO, PSCOLOGICO, ECONOMICO, ESPIRITUAL, SOCIAL E MOTIVAÇAO HUMANA).
2- PARA VOÇE QUAL A DIFERENÇA ENTRE O CONCEITO DE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO HOJE, NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO , E ANTES DELA?
ANTES O FATOR HUMANO DA EPOCA EM QUE A PREOCUPAÇAO ERA APENAS MELHORAR OS PROCESSOS E ASSIM OBTER GANHOS DE PRODUTIVIDADE – NO CASO DA ABORDAGEM CLASSICA – PERCEBE-SE QUE OS RESULTADOS ALMEJADOS PELAS ORGANIZAÇOES DEPENDIAM TANTO DE OUTRAS VERTENTES COMO PRINCIPALMENTE DO ESFORÇO DAS PESSOAS, QUE DE FATO ERAM POUCO VALORIZADAS , E QUASE NUNCA RECONHECIDAS.
OS MODOS DE TRABALHAR E OS MODOS DE ADOECER NO TRABALHO ESTAO ASSOCIADOS A SEUS MODELOS ORGANIZATIVOS. SE AQUELES INSPIRADOS NO TAYLORISMO- FORDISMO AS SEQUELAS NA SAUDE ERAM PRINCIPALMENTE EXPRESSA NO CORPO FISICO DOS TRABALHADORES , COM A INTRODUÇAO DA CHAMADA REESTRUTURAÇAO PRODUTIVA, AS IMPLICAÇOES SÃO PREDOMINANTEMENTE MENTAIS ATE POQ QUE O OBJETIVO E O CONTROLE MENTAL E A CAPTAÇAO SUBJETIVA DO TRABALHADOR.
A MEDIDA QUE AS PESSOAS FORAM REAGINDO DE ACORDO COM AS SUAS INSATISFAÇOES NO TRABALHO, DEVIDO A UM GRAU ELEVADO DE EXPLORAÇAO DA FORÇA FISICA E OUTROS FATORES NÃO DECLARADOS, FORAM SURGINDO ESTUDOS QUE SE MOSTRARAM PREOCUPADOS COM OS SERES HUMANOS NO SEU AMBITO DE TRABALHO.
CONCLUI – SE QUE COM A GENTAO DO CONHECIMENTO, OS TRABALHADORES DEIXAM DE SER TRATADOS COMO SUBORDINADOS E PASSAM A SER RESPEITADOS COMO ASSOCIADOS, OU SEJA, O PESO DO TRABALHADOR DO CONHECIMENTO E ENALTECEDOR E CONSEQUENTEMENTE TORNA-O MAIS SATISFEITO E COMPROMETIDO COM SUAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS E PSSOAIS, O QUAL LHE