A Comiss O Da Verdade
Tardiamente, os governos pós-ditadura no Brasil tentaram resolver questões pendentes da época de repressão. Com isso, em 1995, no governo Fernando Henrique Cardoso, o objetivo era resolver a situação jurídica das famílias dos desaparecidos durante o regime militar concedendo atestado de óbito e uma segunda etapa, apartir de 2006, foi localizar as ossadas de mortos na Guerrilha do Araguaia.
O governo Fernando Henrique Cardoso reconheceu pela lei n° 9.140 de 1995 a responsabilidade do Estado brasileiro pela morte de aproximadamente 500 pessoas durante o regime militar. Foi um marco do governo brasileiro, pois admitiu os valores dos direitos humanos, e o fato de o Estado ser responsável em garantir o direito à vida de todo o preso ou capturado e de lhe dar a chance de julgamento.
Em 18 de novembro de 2011, foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff, a Lei que criava a Comissão Nacional da Verdade, seu objetivo é histórico e esclarecer os fatos e as circunstancias de desaparecimento dos presos políticos e de pessoas contrárias ao regime militar assim como os casos de tortura e morte.
A Comissão Nacional da Verdade propõe-se a investigar os envolvidos na cadeia