A Coloniza O Da Brasil Come Ou Efetiva Hellip

2009 palavras 9 páginas
A colonização da Brasil começou efetivamente após a chegada dos portugueses, o território brasileiro foi fracionado em doze porções irregulares as capitanias hereditárias.
Apesar de poucas capitanias prosperarem (principalmente a capitania de são Vicente) e de não manterem laços umas com as outras, elas criaram pequenos núcleos sociais e econômicos que veio a repercutir na futura estruturação brasileira.
Seus titulares os donatários dispunham de poderes quase absoluto. Afinal de contas, elas constituíam seus domínios, onde exerciam seu governo com jurisdição cível e criminal, embora o fizesse por ouvidores de sua nomeação e juízes eleitos pelas vilas. A dispersão do poder político e administrativo era assim completa, sem o elo que permitisse qualquer interpretação, salvo apenas a fonte comum que era a metrópole.
A metrópole portuguesa, preocupada com a descentralização política, logo tratou de inserir um elemento unitário na organização colonial o sistema dos governos gerais, em 1549.
Assim, o primeiro governador-geral nomeado foi Tomé de Souza que vem munido de um documento de grande importância: O regimento do Governador-geral. E, este teve o propósito de atenuar o poder absoluto conferido aos donatários, considerado na amplitude que a metrópole portuguesa havia lhes conferido.
Em torno desse órgão agruparam-se outros órgãos elementares e essenciais à administração tais como, ouvidor-mor, procurador da fazenda, capitão-mor da costa, todos estes encarregados de manter a organização do sistema.
Porém, o sistema unitário, inaugurado por Tomé de Souza perdurou somente de 1572 a 1621, momento no qual a colônia brasileira foi dividida em dois Estados. Sendo o primeiro denominado Estado do Brasil que agrupou todas as capitanias que se estendia desde o Rio Grande do Norte até São Vicente ao sul, e o Estado do Maranhão compreendendo as capitanias do Ceara até o extremo norte. Sob o impulso de fatores e interesses econômicos, sociais e geográficos os estados dividem-se e

Relacionados