A Coleta de Informa es
Profissionais que documentam suas praticas e as tornam fontes de pesquisa social e de compartilhamento com outros profissionais. Contribui para um futuro profissional melhor nos espaços de atenção e cuidados sociais.
Entrevistador dispor de tempo dentre as entrevistas para refletir sobre cada uma, anotando quaisquer as aspectos significativos.
Ter a compressão para se tornar possível uma intervenção apropriada do usuário.
Fazer as notações antes da entrevista. Há certos dados, tai como nomes,endereço, datas, idade, dados documentais , endereços anteriores ao emprego. (o entrevistado considera este ato perfeitamente natural e não fica perturbado pelas pausas necessárias para esse fim.
Durante a entrevista social temos esclarecer o usuário:
O Momento em eu a entrevista será registrada. (por questões de ética).
Sobre a autorização para realizar gravações, fotos, produção de vídeos e esclarecer sobre o uso posterior que terá estes recursos. ( Estes materiais devem ter arquivos sigilosos e de acesso exclusivo do assistente social ou se for de uso restrito a esta equipe .
Visando aprimorar nossa habilidade na pergunta e respostas mais adequadas que vem com a pratica e o treino, sugerindo estudar , retrospectivas , as entrevistas realizadas –arquivadas , elas podem procurar imaginar e conceber as diferentes respostas que se poderia dar em diferentes casos.
No entanto, a preparação técnica antecipada, com conhecimento da realidade social e das teorias das ciências sociais, nos ambasa para atuamos nas orientações e intervenções concretas e objetivas, como por exemplo: esclarecendo sobre os procedimentos para apresentar denúncia sobre a violência, mecanismos jurídicos de proteção social, as possibilidades de abrigamento sigiloso se forem p caso, atendimento pelo conselho tutelar e vara da infância e juventude, nos casos de abuso